FORGOT YOUR DETAILS?

Conceito Cidade Saudável

Uma cidade saudável, na definição da OMS,”… é aquela que coloca em prática de modo contínuo
a melhoria de seu meio ambiente físico e social utilizando todos os recursos da sua comunidade”.

CIDADE SAUDÁVEL: MUITO ALÉM DE UMA QUESTÃO DE SAÚDE

OS PRINCIPAIS PILARES DE UMA CIDADE SAUDÁVEL SÃO A INTERSETORIALIDADE E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Cidades saudáveis é uma filosofia e também uma estratégia que permite fortalecer a execução das atividades de promoção da saúde como a mais elevada prioridade dentro de uma agenda política local.

Processo de evolução conceitual da promoção da saúde

A filosofia de cidades saudáveis iniciou-se em fins dos anos 70, dentro de um processo de evolução conceitual da promoção da saúde e nos moldes propostos pela Carta de Ottawa.

Inicialmente experimentada pela cidade de Toronto, expandiu-se para inúmeras cidades europeias apoiadas pela OMS, difundindo-se mundialmente através de redes de cidades, países e regiões através do mundo, transformando-se num movimento internacional.

Várias são as iniciativas existentes atualmente na América Latina formando redes de municípios, cantões, paróquias, etc., em países como México, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Chile.

Em África, Cabo Verde é o primeiro país a implementar a iniciativa Cidades Saudáveis, através do Movimento Cidade Saudável, que promoveu em 2016 uma conferência internacional intitulada de MINDELO CIDADE SAUDAVEL, Saúde e Turismo – um eixo para o desenvolvimento.

UM COMPROMISSO DE TODOS
E PARA TODOS

Uma cidade saudável não é necessariamente uma cidade sem cidadãos doentes, mas sim aquela cujos dirigentes têm consciência de que a promoção da saúde é um processo no qual a saúde e o bem-estar dos cidadãos está no centro das tomadas de decisões. Uma cidade saudável procura melhorar o bem-estar físico, mental, social e ambiental dos que nela vivem e trabalham.

José Luiz Riani CostaUNESP (Brasil)
A temática cidade saudável deve ser analisada a partir das relações que os homens mantêm com os demais componentes da natureza, em especial, no espaço urbano, e das relações que os seres humanos mantêm entre si, sobretudo nas grandes cidades.

Requisitos de uma
Cidade Saudável

O Projeto Cidade Saudável pressupõe um novo projeto de cidade e uma sociedade renovada. Neste sentido, para que uma cidade seja saudável, deverá de responder a 10 requisitos definidos pela OMS:

• Um ambiente físico limpo e seguro
• Um ecossistema estável e sustentável
• Alto suporte social, sem exploração
• Alto grau de participação social
• Satisfação das necessidades básicas
• Acesso a experiências, recursos e interações
• Economia local diversificada e inovativa
• Orgulho e respeito pela herança biológica e cultural
• Serviço de saúde acessível a todos
• Alto nível de saúde