FORGOT YOUR DETAILS?

PLATAFORMA MULTISSETORIAL SAÚDE ÚNICA

O conceito de Saúde Única surgiu para traduzir a união indissociável entre a Saúde animal, humana e ambiental. Neste sentido, olhar o todo torna-se fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. Muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária,a Medicina Humana e outros profissionais de saúde. Esta abordagem visa reduzir a visão  fragmentada   que  se tem  da saúde e entender que a   questão  da  saúde  é pluridisciplinar.  Dados recentes mostram que 6 em cada 10 doenças que afectam o  homem tem alguma  relação com o ambiente  ou  o animal.

A Saúde Única e os seus desafios

O conceito de Saúde Única (One Health) é o esforço colaborativo multiprofissional e multisetorial dentro das áreas da ciência e da saúde, que precisam ser implementadas no âmbito local e nacional, tendo em vista promover a saúde humana, a saúde animal, a saúde das plantas e do meio ambiente. Parte da necessidade de perceber o ecossistema e que tudo está interligado.

O conceito de Saúde Única é apoiado pela Aliança formada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas da Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), que promove a interface entre as instituições que regem a saúde animal, humana e ambiental.

O contexto de grande mobilidade com países de alto risco, em que as mudanças climáticas vão produzindo efeitos nefastos, um pouco por todo lado e com a escassez de água e dificuldade de acesso aos alimentos exige de Cabo Verde, uma abordagem multissetorial da Saúde.

Combate interssetorial a doenças infecciosas e não transmissíveis

A conceito Saúde Única define políticas, legislação, pesquisa e implementação de programas, em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para a diminuição de riscos e combate a doenças infecciosas e não transmissíveis. Essa integração pode contribuir para a eficácia das ações em Saúde Pública, com redução dos riscos para a saúde global.