FORGOT YOUR DETAILS?

DIMINUIÇÃO DO CONSUMO ABUSIVO DE ÁLCOOL E DROGAS

Reconhecendo a importância e a magnitude do uso nocivo do álcool e estupefacientes enquanto importante determinante da saúde, a meta final da abordagem Cidade Saudável, deverá ser melhorar a saúde e o bem-estar dos indivíduos, comunidades e sociedades, graças à redução do uso nocivo do álcool e das drogas, bem como do fardo das doenças a eles atribuíveis.

Informar para Prevenir

Principais metas da estratégia Cidade Saudável:

  • Promover a criação de consensos políticos quanto às medidas do futuro e reunir o necessário empenhamento para reduzir o uso nocivo do álcool e das drogas
  • Apoiar e complementar as políticas de saúde públicas, procurando sinergias e mais-valias para as atividades nos vários níveis.

Além das metas definidas, a estratégia de prevenção contempla também uma série de objetivos, ou pressupostos e acrescenta um conjunto de princípios orientadores para a sua implementação:

Objetivo 1. - Apoiar e orientar políticas de saúde pública que reduzam o uso nocivo do álcool e das drogas.

Objetivo 2. - Definir um conjunto de opções e intervenções pertinentes que abranjam a população em geral, grupos vulneráveis, indivíduos e problemas específicos, incluindo um conjunto de medidas propostas para a sua implementação.

Objetivo 3. - Definir os papéis dos vários intervenientes e mobilizá-los para uma ação adequada e concertada, a fim de reduzir o uso nocivo do álcool e drogas.

Objetivo 4. - Alargar e aprofundar os conhecimentos de base e garantir uma divulgação eficaz e pertinente dessa informação.

PROGRAMA MENOS ÁLCOOL MAIS VIDA

INICIATIVA PRESIDENCIAL

Informar para agir, mobilizar para prevenir é o slogan com que a Presidência da República comemora os três anos de intenso trabalho junto da Organização Mundial da Saúde (OMS), os parceiros do governo e a sociedade civil lutando contra o consumo abusivo das bebidas alcoólicas em Cabo Verde.

Objetivo Geral

A campanha que visa diminuir de forma significativa o consumo do álcool na sociedade cabo-verdiana, tem conseguido uma significativa mobilização social, incluindo as principais universidades do país, as escolas através do Ministério da Educação, as Câmaras Municipais, as igrejas, os partidos políticos e mais de 50 associações e organizações da sociedade civil espalhadas por todo o território nacional.

Objetivos Específicos

  1. Mobilizar e agregar agentes de intervenção nesta área para ações articuladas e estratégicas de prevenção do uso excessivo de álcool e do alcoolismo no âmbito da campanha.
  2. Chamar a atenção para a problemática do uso excessivo de álcool e do alcoolismo em Cabo Verde e influenciar a tomada de ações para a sua prevenção e debelação.
  3. Desenvolver estruturas de comunicação e reflexão sobre a problemática.