FORGOT YOUR DETAILS?

MARCOS HISTÓRICOS DO MOVIMENTO CIDADE SAUDÁVEL
EM CABO VERDE

2020 › PRESENTE
Janeiro 2020

Inauguração da Delegação da ANMCV e Sede da UAICS

A sede da Delegação da ANMCV e Sede da Unidade de Apoio à implementação de Cidades Saudáveis de Cabo Verde CS foi inaugurada por S. Exa. o Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Ulisses Correia e Silva. Trata-se da primeira delegação da ANMCV no país e o primeiro escritório de Cidades Saudáveis desta Região Africana da OMS.

Setembro 2019

Prémio UNITED NATIONS INTER AGENCY TASK FORCE 2019

Cabo Verde é distinguido com o PRÉMIO UNITIAF 2019 em reconhecimento ao comprometimento do Governo ao eleger a multissetorialidade e a interssetorialidade como eixos estratégicos de desenvolvimento assentes na Agenda 2030 e na Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fevereiro 2019

China declara apoio ao desenvolvimento Programa Cidade Saudável em Cabo Verde

Em fevereiro de 2019, o Governo da China, através da Embaixada em Cabo Verde, declara o apoio ao desenvolvimento do Programa Cidade Saudável em Cabo Verde.

Nessa sequência, em maio, é formalizada a parceria entre a UAICS - ANMCV, a OMS e a China e tem, como objetivo geral, impulsionar o desenvolvimento do Programa Cidades Saudáveis em Cabo Verde e a instalação da Sede da UAICS e Delegação da ANMCV em São Vicente. Foi atribuído um valor inicial de cerca de três mil contos destinado ao financiamento das obras de adequação para a instalação da Delegação da ANMCV e sede da UAICS.

Abril 2018

Instalação da Unidade de Apoio à implementação de Cidades Saudáveis de Cabo Verde

O Governo de Cabo Verde e a Associação Nacional dos Municípios, interpretando a importância estratégica do Projeto Cidade Saudável em Cabo Verde, firmam, em Abril de 2018, o Protocolo que define as condições de parceria para a implementação do Projeto Cidade Saudável em Cabo Verde e cria a Unidade de Apoio à implementação de Cidades Saudáveis de Cabo Verde.

Novembro 2018

Assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica entre a ANMCV, a OMS, Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge

O acordo de cooperação formaliza uma parceria entre estas instituições e tem, como objetivo geral, impulsionar o desenvolvimento do Projeto Cidades Saudáveis em Cabo Verde, a partir de uma pilotagem da Cidade do Mindelo, a constituição e implementação da Associação de Municípios Rede Cabo-verdiana de Municípios Saudáveis, inspirada na boa prática da Associação de Municípios Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e outras experiências internacionais relevantes, e o anteprojeto de Rede Lusófona de Cidades Saudáveis.

Fevereiro 2017

Assinatura da Declaração de Mindelo

A Declaração de Mindelo foi subscrita por diversas entidades de entre as quais a Presidência República,  os Ministérios dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e do Desporto, o Ministério da Saúde e da Segurança Social, o Ministério da Educação, Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação as Ministério da Agricultura e do Ambiente, as Câmaras Municipais de São Vicente, da Ribeira Grande, do Porto Novo e do Paul,  a Associação dos Municípios de Santo Antão, a Organização Mundial da Saúde, a Câmara de Comércio de Barlavento, a Unidade de Desenvolvimento Local e algumas individualidades, que reafirmaram o compromisso com a  dinamização do Projeto Cidades Saudáveis em Cabo Verde.

Novembro 2016

Conferência de Lançamento

A Conferência Internacional Mindelo Cidade Saudável, Saúde e Turismo – um eixo para o desenvolvimento, representa o marco inicial do Movimento Cidade Saudável em Cabo Verde. Reuniu mais de 150 conferencistas, 10 conferencistas, 03 Membros do Governo de Cabo Verde: Primeiro Ministro de Cabo Verde que presidiu à Sessão de Encerramento, a Ministra das Infra-estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, que presidiu a Sessão de Abertura, o Ministro da Economia e Emprego que participou através de vídeo gravado,  do Secretário de Estado de Saúde de Portugal, em vídeo conferência, de um representante do Ministro da Saúde de Portugal (orador), de deputados à Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral de São Vicente, do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, da Presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, vereadores e eleitos municipais (co-organizadores), Do Secretário de Saúde do Município de Quito – Equador em vídeo conferência, da Organização Mundial da Saúde (co-organizador).

Início