FORGOT YOUR DETAILS?

UMA VISÃO PARA UM MUNDO MAIS ATIVO

O novo plano de ação global de promoção da atividade física da OMS para 2018-2030, dá resposta às solicitações dos países sobre orientações atualizadas, e um quadro de ações políticas efetivas e viáveis para aumentar a atividade física a todos os níveis. O plano estabelece quatro objetivos e recomenda 20 ações políticas que são universalmente aplicáveis a todos os países e abordam os múltiplos determinantes culturais, ambientais e individuais da inatividade.

UM MOVIMENTO POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

  • Missão

    Assegurar os serviços de atividade e desporto para todos, por forma a contribuir para o bem-estar, saúde, melhoria de qualidade de vida, ocupação dos tempos livres e formação de valores da população cabo-verdiana.
  • Visão

    Ser reconhecido como um Programa de Atividade Física e Saúde líder na região africana, na saúde preventiva e na promoção de estilo de vida saudável com impacto positivo na vida da população Cabo-verdiana, através da prática de atividade física, desporto e lazer.
  • Objetivo

    Incentivar a prática de atividade física nas escolas, locais de trabalho, em casa e na comunidade, independentemente da formação ou classe social, visando um estilo de vida saudável dos cabo-verdianos ao longo da vida.

Criar Sociedades Ativas

NORMAS SOCIAIS E ATITUDES

Criar uma mudança de paradigma em toda a sociedade, aumentando o conhecimento, a compreensão e a valorização dos múltiplos benefícios da atividade física regular, de acordo com a capacidade e em todas as idades.

Criar Ambientes Ativos

ESPAÇOS E LUGARES

Criar e manter ambientes que promovam e salvaguardem os direitos de todas as pessoas, de todas as idades, permitindo o acesso equitativo a lugares e espaços seguros, nas suas cidades e comunidades, para praticar atividade física regular, de acordo com a capacidade.

Criar Pessoas Ativas

PROGRAMAS E OPORTUNIDADES

Criar e promover o acesso a oportunidades e programas, em diversos contextos, para apoiar pessoas de todas as idades e capacidades a envolverem-se em atividade física regular, individualmente, em família e na comunidade.

Criar Sistemas Ativos

GOVERNANÇA E FACILITADORES DA AÇÃO POLÍTICA

Criar e fortalecer a liderança, governança, parcerias multissetoriais, a capacitação dos profissionais, advocacia e sistemas de informação entre setores para alcançar a excelência na mobilização de recursos e implementação de ações coordenadas internacionais, nacionais e locais para aumentar a atividade física e reduzir o comportamento sedentário.