FORGOT YOUR DETAILS?

PROGRAMA CAPACITAR

A capacitação e a construção de capacidade endógena para a aplicação da metodologia de Cidades Saudáveis preconizada pela OMS, constituíram, desde a primeira hora, um importante desígnio estratégico e condições essenciais ao processo de implementação e ao acesso a fundos internacionais.

 

Dirigido a um grupo restrito de municípios, nesta fase inicial, teve lugar na cidade do Mindelo, durante os dias 20 a 22 de novembro de 2018, e enquadrado no Programa da Cabo Verde Ocean Week, o Workshop de Capacitação de dirigentes e técnicos municipais, ministrada pela Dra. Suvajee Good, Programme Manager Health Promotion and Determinants of Health da OMS.

Na estrutura de programa foi dado enfoque à capacitação dos atores municipais, por forma a otimizar propostas nos temas e tópicos prioritários, desde a identificação dos problemas a que se pretende responder, melhorando o seu enquadramento, entre outros aspetos práticos associados à participação em redes internacionais, bem como a identificação de ideias preliminares para a mobilização de recursos em prol do desenvolvimento socio- económico local.

 

RESULTADOS ALCANÇADOS

DAY 1

Dr. Suvajee Good, WHO-AFRO

Dr. Suvajee Good, WHO-AFRO

Edith Pereira, OMS CV

DAY 2

José Brito; Maria de Lourdes Varandas

Tomas Valdez - OMS, Cabo Verde

Edith Pereira, OMS CV

Dr. José Teixeira Consultor WHO FCTC

Dra. Helena Rodrigues - Coordenadora UAICS

Milene Lima - Nutricionista

GRUPOS DE TRABALHO

REFERENCE MATERIALS

 

Curitiba, Brazil “Revolutionized Urban Planning”

 

First True Healthy City “Toronto”

 

Health island i e

 

WHO Making Cities Healthier - Improving Health for All