Recebemos com muito orgulho, no dia 23 de setembro, o Prémio Cidades Saudáveis – “United Nations Inter Agency Task Force – 2019, nas Nações Unidas, em Nova Iorque. Cabo Verde está de Parabéns. Acredito que a construção de Cidades mais Saudáveis e Felizes é um Compromisso de Todos e para Todos para que ninguém fique para trás.
É um reconhecimento do comprometimento deste Governo ao eleger a multisetorialidade e a intersectorialidade como eixos estratégicos de desenvolvimento assentes na Agenda 2030 e na Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No nosso programa de governação, estabelecemos uma nova conceção de desenvolvimento com o reforço do Poder Local e a parceria descentralizada entre entidades públicas e privadas.
Conseguimos criar uma abordagem multissetorial em saúde, dando prioridade ao cenário Local, colocando a saúde em todas as políticas e abordando os principais fatores de risco para a saúde dos cidadãos em todos os ciclos de vida. As cidades saudáveis constituem o elemento estruturante para a passagem a ilhas e país saudáveis.
Em abril de 2018, criei a Unidade de Apoio à Implementação de Cidades Saudáveis, estrutura nacional para o desenvolvimento do Movimento Cidades Saudáveis em Cabo Verde, através de Protocolo estabelecido com a Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos (ANMCV), com o acompanhamento institucional e técnico da OMS.
Desta forma, Cabo Verde tornou-se o primeiro país da região africana a assumir a abordagem Cidade Saudável da OMS e protagonizou o desenvolvimento de um modelo inovador e único de governança entre o Governo Central e o Poder Local.
You must be logged in to post a comment.