A Unidade de Apoio à Implementação de Cidades Saudáveis de Cabo Verde integra a equipa da Plataforma Internacional de Saúde e constitui um pilar estratégico do processo de transformação de Cabo Verde numa Plataforma Internacional de Saúde.
A Ambição 2030 está a servir de enquadramento à iniciativa de construção da Plataforma Internacional de Saúde em Cabo Verde.
A construção desta Plataforma terá um efeito indutor a vários níveis sobre Cabo Verde, do ponto de vista social, de bem-estar das nossas ilhas, do ponto de vista económico e de atração de investimento para todos os setores de atividade, desde o turismo ao setor financeiro, passando pela agricultura.
O plano visa dotar o Estado de Cabo Verde de orientações estratégicas, programas e parcerias para criar confiança na segurança sanitária de Cabo Verde, recuperar os turistas e o turismo em geral, recuperar as empresas e sobretudo operacionalizar o conceito de país plataforma.
Criar também resiliência com a redução dos custos de fatores e a diversificação da economia, acelerando o crescimento económico inclusivo em ordem a retomar a caminhada para os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
São quatro os eixos estratégicos da construção da Plataforma Internacional de Saúde em Cabo Verde:
- Primeiro eixo: A nossa capacidade interna para construir os serviços de elevada qualidade que a prestação de cuidados de saúde pressupõe.
- Segundo eixo: O reconhecimento e aceitação por parte dos países africanos de que esta Plataforma Internacional de Saúde é possível e desejada.
- O terceiro eixo: A organização de parcerias empresariais internacionais para garantir a oferta dos diversos serviços que integram a Plataforma.
- O quarto eixo: a construção de Cidades mais Saudáveis assente num processo para a Saúde em Todas as Políticas que potencie e amplie o desenvolvimento social, económico e ambiental, em que: i) Populações saudáveis constituem componentes chave para que os objetivos sejam alcançados ii) )A redução das desigualdades e do gradiente social traz melhorias à saúde de todos. iii) Uma boa saúde melhora a qualidade de vida, amplia a produtividade da força de trabalho, aumenta a capacidade de aprendizado, fortalece famílias e comunidades, incentiva habitats e ambientes sustentáveis.
Torna-se necessário construir os seus contornos concretos e as parcerias necessárias e capazes de transformar Cabo Verde numa Plataforma Internacional de Saúde, nas valências do Turismo de Saúde, da produção industrial (assemblagem) e manutenção de equipamentos de saúde, da produção de medicamentos e vacinas e da criação de um Centro de Certificação de Medicamentos e Procedimentos e na assunção de que a Saúde em todas as políticas constitui um pilar importante deste processo.