A coordenadora da Unidade de Apoio à Instalação do Projeto Cidades Saudáveis em Cabo Verde, Helena Rodrigues, efetuou, nos dias 4 e 5 de junho, uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. A visita decorreu no âmbito do acordo de cooperação técnica assinado, dia 14 de abril, na cidade do Mindelo, entre várias instituições, entre as quais o Instituto Ricardo Jorge, com vista o desenvolvimento do Projeto Cidades Saudáveis em Cabo Verde.
Estabelecido entre a Unidade de Apoio à Instalação de Cidades Saudáveis de Cabo Verde, a Organização Mundial de Saúde Cabo Verde, a Associação de Municípios Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e o Instituto Ricardo Jorge, este acordo de cooperação tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento do Projeto Cidades Saudáveis em Cabo Verde, a partir de um piloto na cidade do Mindelo. O acordo visa ainda a constituição e implementação da Associação de Municípios Rede Cabo-verdiana de Municípios Saudáveis, assim como do anteprojeto de Rede Lusófona de Cidades Saudáveis.
No âmbito deste acordo, o Instituto Ricardo Jorge será responsável por colaborar na construção de uma base de conhecimento partilhada com outras redes sobre o estado de saúde e os determinantes da saúde, de suporte à elaboração dos perfis de saúde municipais. São também compromissos do Instituto, promover e apoiar o desenvolvimento de estudos de impacto em saúde como componente obrigatória de um planeamento urbano saudável e ainda dar apoio técnico ao desenvolvimento de programas e projetos em saúde pública.
Colaborar no desenvolvimento de instrumentos de observação e vigilância epidemiológica de base local e na realização de estudos e inquéritos epidemiológicos específicos e de base comunitárias são outras das ações a desenvolver. O Instituto Ricardo Jorge assumiu também o compromisso de partilhar experiências e métodos que possibilitem a melhoria da literacia em saúde, assim como garantir apoio laboratorial específico no campo das doenças transmissíveis e não transmissíveis, incluindo o apoio à implementação de programas de avaliação externa da qualidade laboratorial.
You must be logged in to post a comment.