
A convite da Organização Mundial de Saúde, participaram da Reunião Anual das Redes Nacionais Europeias de Cidades Saudáveis da OMS, que decorreu em Lisboa de 29 a 31 de maio de 2019, o Presidente da ANMCV, Dr. Manuel de Pina, a Coordenadora da UAICS, Dra. Helena Rebelo Rodrigues e a Vereadora da Camara Municipal de São Vicente, Dra. Lídia Lima.
A Reunião Anual das Redes Nacionais Europeias de Cidades Saudáveis da OMS, constitui um importante fórum internacional, que reune representantes políticos e coordenadores de redes de Cidades Saudáveis nacionais, representantes dos ministérios da saúde dos Estados Membros Europeus da OMS, contrapartes nacionais da OMS e organizações nacionais de saúde, pontos focais técnicos, especialistas técnicos da OMS e representantes do movimento de cidades saudáveis em outras regiões da OMS.
O encontro de 2019 registou mais de mais de 100 participantes de 30 países, incluindo representantes técnicos e políticos.
A Unidade de Apoio à implementação de Cidades Saudáveis de Cabo Verde, enquanto estrutura nacional responsável pela implementação em Cabo Verde integrou a Sessão 2 subordinado ao tema: Apoiando Cidades Saudáveis: O papel das Redes Nacionais em todo o mundo (Supporting healthy cities: the role of national networks globally).
O painel foi assim constituído:
• Catherine Byrne, Ministra de Estado, Estratégia Nacional de Promoção da Saúde e Drogas, Departamento de Saúde da Irlanda
• Eva Martín de la Peña, Coordenadora da Rede Nacional, Espanha
• Helena Rebelo Rodrigues, Coordenadora UAICS – ANMCV, Cabo Verde
• Daniela de Brito, Representante da Confederação Nacional de Municípios, Brasil
• Dasy Papathanasopoulou, Coordenadora da Rede Nacional, Grécia
Da apresentação, destacam-se dois aspetos importantes e elogiados pela organização e participantes:
• Cabo Verde é o primeiro país em África;
• O país corporiza um modelo inovador de governança entre o Governo Central e o Poder Local através da Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, instituição que integra os 22 Municípios do País, parceira estratégica para a implementação do Programa Plataformas para o Desenvolvimento Local e os Objetivos 2030 em Cabo Verde.
A participação no Painel foi muito pertinente, abrindo-se perspetivas interessantes de suporte técnico, de colaboração e de desenvolvimento de projetos comuns, no quadro da implementação do projeto Cidades e Ilhas Saudáveis.
Nessa sequência, foram realizadas importantes sessões de trabalho com a Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, com o Município do Seixal e com o Instituto de Saúde Pública Doutor Ricardo de Jorge, tendo sido desenhados alguns projetos relevantes e direcionados para empresas que serão lançados no primeiro trimestre de 2020.